Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis




Professor Vicente Willians
 


Tecnologia Educacional

Segundo a AECT (Association for Educational Communications and Technology)  a definição mais atual sobre Tecnologia Educacional é o estudo e a prática ética de facilitamento de aprendizagem e melhoria do desempenho, por meio da criação (designer), uso (ensino) e gestão de processos e recursos tecnológicos apropriados.

Pois bem, como foi definido pela AECT, Tecnologia Educacional engloba uma infinidade de fatores ligados ao uso do computador e outras Tecnologias digitais no âmbito educacional.

Atualmente a Tecnologia ocupa lugar de destaque na educação, por oferecer facilidades na área administrativa e na área educacional. Na área administrativa, podemos observar que poucas são as escolas que não desenvolveram ou adquiriram um sistema, para o controle de notas, controle financeiro, matrícula e comunicação com as famílias, afinal de contas é muito bom poder receber, via e.mail ou acessando o site da escola, informações atualizadas sobre as “avaliações” e “comportamento” de nossos filhos, algo que  geralmente, quando é encaminhado pela agenda não é muito bom, acaba “extraviando” antes de chegar as nossas mãos, quem tem filhos sabe do que estou falando.

A comunicação digital oferece eficiência e velocidade, tornando muito mais satisfatória à relação entre a escola e a família, estreitando os laços e o envolvimento na melhoria da educação, o desafio atual é fazer com que não só os responsáveis, mais todos os participantes da comunidade escolar se apropriem destes recursos.

Outro aspecto da Tecnologia Educacional esta relacionado ao seu uso na sala de aula propriamente dita, ou seja, a Tecnologia potencializando o aprendizado e a formação de indivíduos que possam construir o conhecimento de forma crítica, contribuindo para a melhoria de nossa humanidade.

Diversos são os fatores que dificultam a utilização satisfatória dos recursos Tecnológicos na aprendizagem, neste texto vou abordar, o que para mim, é o fator mais significativo para esta dificuldade:

Professor formado no mundo analógico ensinando em um mundo digital.

            Acredito que esta seja a última geração de professores analógicos (que foram educados sem a utilização do computador), e talvez seja a que mais sentirá dificuldade em usar a Tecnologia digital na prática educacional, muitas são as causas: Achar que é muito complicado aprender isto tudo, na altura do campeonato, por medo de que os alunos possam se aproveitar do fato de dominarem mais e melhor os computadores, por acreditar que suas aulas são tão “boas” sem a Informática que seria perda de tempo, mudar sua forma de lecionar, com certeza você já ouviu, ou até mesmo já falou, “O professor tal leciona muito bem, sem usar o computador”, eu concordo com esta afirmativa, no entanto, posso apostar que, se ele já leciona muito bem sem o computador, a sua qualidade como docente poderia ser potencializada com a tilização da Tecnologia, ou alguém conhece, uma fonte de pesquisa mais completa e atualizada que a Internet? Pois bem é neste ponto que eu gostaria de tocar, a Informática não veio para fazer com que os professores sejam classificados como modernos (digitais) e arcaicos (analógicos), muito pelo contrário, é através da sua utilização que poderemos compartilhar a experiência e conhecimentos destes profissionais, potencializando estes saberes e fazendo com que possam ser compartilhados de forma mais dinâmica, o que trará benefícios diretos para os nossos alunos. Usar a Tecnologia também, possibilita a utilização de recursos multimídia, algo que é muito comum para a geração atual, pois, o mundo atual pode ser caracterizado pela produção de informações no formato multimídia, ou seja, não basta ler, temos que ouvir, ver e em um futuro muito próximo sentir a informação, acredito, que o que teremos no futuro será a interação de forma automática,  com as noticias. E é dentro deste contexto que se torna cada vez mais indispensável a integração das Tecnologia de Informação e Comunicação, formação acadêmica, independente da área de conhecimento que estajamos inseridos. Para que isto ocorra efetivamente, é necessario que nossos professores estejam adaptados a estas Tecnologias, afinal de contas, como podemos formar pessoas para a utilização eficiente, crítica e principalmente ética das TICs, se não temos este conhecimento? Na próxima postagem vou falar um pouco sobre os estudos desenvolvidos para a solução deste problema.

 

Obrigado por visitar meu Blog e não deixe de comentar e deixar o seu e.mail para contato.

 

Vicente Willians

Pesquisador da utilização da TIC na melhoria da Educação



Escrito por nick às 11h51
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]